Como Surgiu a Casa Container?
Considerada uma habitação de padrão alternativo, a casa container, como uma das formas de construção em container, tem sido cada vez mais procurada e, com isso, suas construções têm se tornado cada vez mais modernas e inovadoras. Apesar disso, muitas dúvidas giram em torno de como são construídas, sobre a climatização interna, dentre outros. Confira o post de hoje para saber quais são os mitos e verdades acerca da casa container.
Conhecidas por serem soluções habitacionais ecológicas, os primeiros registros de casa container surgiram nos anos 1980, ao serem patenteadas por Phillip Clark que tinha como transformar, por meio de construção em container, containers de carga em meios de habitação.
Com o passar do tempo, não só a indústria, mas também o setor imobiliário percebeu as inúmeras vantagens da nova modalidade da casa container, que passou a ser difundida em todo o mundo, chegando ao Brasil, pela empresa de venda de containers, com a promessa de construções de container modernas, confortáveis e com o menor custo de construção do mercado graças aos materiais recicláveis.
A reciclagem desses materiais para se tornar uma casa container, por meio da construção em container, também beneficia o meio ambiente, já que derreter um container pode gerar um gasto em média 8000 kWh de energia. No entanto, manter sua estrutura e transformá-la em uma habitação reduz por volta de 95% desse valor, tendo em vista que o gasto fica em torno de 400kWh.
Além disso, como a estrutura da casa container não é composta por tijolos, alvenaria, cimento e outros, o meio ambiente também é beneficiado, tendo em vista que estes são materiais muito utilizados na construção civil, sendo a empresa de venda de containers um dos setores que mais gera impactos ambientais negativos.
Benefícios da Casa Container
Mitos e Verdades sobre a Construção de Casa Container
Desta forma, além de econômica e ecológica, com a casa container é possível executar a construção em container com muito mais agilidade comparada às construções convencionais, além de ser um processo menos estressante e com menos etapas. No entanto, para que tudo ocorra da melhor forma possível, é imprescindível que um projeto seja planejado, evitando intercorrências durante a construção em container, além de garantir ao cliente um ambiente confortável e funcional para habitação.
Assim, é possível que a casa container possa ser construída de acordo com as necessidades do cliente, possuindo diversos tamanhos e tipos modulares. Além das vantagens que podem ser percebidas de imediato, existem muitas outras que são desconhecidas pela maioria das pessoas, como por exemplo o fato de serem mais resistentes a fatores climáticos, como chuvas de repetição e calor intenso.
Apesar disso, o desconhecimento da casa container faz com que vários mitos relacionados à construção em container surjam e permeiam o imaginário coletivo, causando receio e preocupação nas pessoas que desejam investir neste modelo de habitação. Desta forma, listamos os mitos mais comuns, além de fatos que você precisa conhecer para ter segurança na sua escolha e apostar de vez na sua nova casa.
Um dos principais mitos que surgem a respeito da casa container é em relação a temperatura interna. Muitos acreditam que por sua estrutura ser de aço, o ambiente se torna extremamente quente. Felizmente, seguindo as etapas de um projeto bem desenvolvido não há esse risco, já que é possível adicionar isolamento térmico que faz com que o ambiente fique climatizado naturalmente, bloqueando o calor externo e aquecendo na medida certa, o que gera conforto para você e sua família.
Além disso, também é possível instalar ar condicionado no ambiente, caso a região que você more seja demasiadamente quente. Já um fato que citamos anteriormente é sobre o tempo de finalização da construção em container para uma casa container. Apesar da complexidade, sua estrutura é relativamente simples, gerando menos transtornos aos moradores que precisarão esperar pouco tempo para ter sua obra concluída. No entanto, não se esqueça da importância da análise.
É necessário realizar estudos, feitos por uma empresa de venda de containers, não só da estrutura da casa container, mas também do local para determinar a melhor forma de construir e quais são os materiais necessários. Assim, é imprescindível projetar a planta antes mesmo de começar a construir, delimitar quais os materiais serão utilizados e em qual proporção, para só então, iniciar a construção em container.
A boa notícia é que logo após esse período, em torno de 90 dias a casa já estará pronta para ser habitada. E se engana aqueles que acreditam que só poderão ser realizados projetos simples para a construção de uma casa container. Com diferentes tamanhos e estilos modulares, é possível desenvolver estruturas que permitem transformar esses espaços em casas amplas e confortáveis, ou até mesmo em espaços reduzidos e funcionais, tudo a depender do estilo e interesse do cliente.
Não há limitações para o tamanho dos espaços e quantos cômodos são desejados, além de que é possível realizar a construção em container em andares, o que traz beleza e estilo para sua casa e transforma o espaço naquilo que você sempre desejou ter. Com tantos benefícios, é comum as pessoas acreditarem que o valor a ser investido é mais alto comparado às residências convencionais, no entanto, esse é um outro mito.
Por ser feita em material reciclável, o custo é inferior às moradias construídas em alvenaria e outros materiais, portanto o valor é muito mais acessível. Com tantos fatores positivos, fica difícil não querer realizar o sonho da casa própria buscando meios alternativos e que ajudam o meio ambiente, não é mesmo?
Para saber mais entre em contato conosco, somos uma empresa de venda de containers responsável e preparada para te atender.